A Arte de Contar Histórias

Se queres chamar a atenção, alcançar uma nova audiência ou aumentar as tuas vendas, a narrativa é a tua ferramenta mais poderosa.

Como seres humanos, amamos uma boa história, e quando ela ressoa connosco, pode levar-nos a agir quando nada mais o consegue fazer.

Pensa nisto. O que preferes ler? Uma história interessante ou um e-mail de vendas? Quais são as hipóteses de dentro de uma semana te lembrares de uma história interessante ou de uma comparação de características e vanatgens? E quais são as hipóteses de comprares uma história na qual tu te podes rever ou um produto que faz x, y e z?

Se pensares nas tuas compras mais recentes, seja o business coach que tenhas contratado ou carro que compraste no verão passado, é provável que encontres uma história que tenha ressoado contigo e que levou à tua decisão de compra.

Histórias sobre Ti

Já deves ter ouvido uma e outra vez:

As pessoas compram daqueles que conhecem, gostam e em quem confiam.

Parte de te conhecerem é ouvir as tuas histórias. Os teus potenciais clientes querem saber como chegaste até onde estás, porque fazes o que fazes, que experiências tiveste que levaram às tuas escolhas, quais as lições que aprendeste ao longo do caminho.

As tuas histórias não precisam de estar diretamente relacionadas com os negócios para serem poderosas. Uma história sobre a multa que apanhaste porque não tinhas o cartão de cidadão válido pode servir de dica para um artigo no blog sobre manutenção de um registo das coisas importantes na tua vida. Ou uma história em como ires de viagem a um lugar bonito te inspirou a mudar as cores do teu logotipo.

Histórias Sobre os Teus Clientes

Conhecidas como prova social, as histórias dos teus clientes são incrivelmente úteis na tua estratégia de marketing e construção de marca. Testemunhos, estudos de caso e similares são apenas histórias, mas no final mostram como tu e os teus produtos mudaram a sua vida ou empresa para melhor.

Histórias Sobre os Teus Produtos

Sim, mesmo os teus produtos têm histórias para contar. Porque decidiste criar esse novo programa de coaching? O que ajudará os teus clientes a alcançar? Para quem não é adequado? Essas histórias e mais podem mostrar aos teus potenciais clientes mais sobre os teus produtos e serviços do que qualquer página de vendas o conseguirá. Quando partilhas abertamente os teus processos e pensamentos enquanto estavas a criar o teu programa, os compradores saberão instantaneamente se é um produto que funcionará para eles ou não.

Claramente, as histórias têm muito poder quando se trata de construir um marca, mas precisas de ter cuidado. Cuidado com a inserção estranha de uma história apenas porque ouviste dizer que é bom para o teu marketing. Se te encontras a meio caminho de um artigo e fazes uma mudança total para um assunto completamente diferente, as probabilidades são de que a história não funcione.

Mas se puderes ligar a tua história de forma natural ao que se segue, esse é o teu bilhete de ouro para melhorares a tua marca, para teres mais vendas e um negócio mais lucrativo.

Nós amamos histórias. Não tenhas medo de contar a tua.

 

[Não sabes como fazer isto? No meu programa de Coaching e Mentoria é um dos temas que podemos trabalhar.]

Mantém-te ligada!

Would you like to…?

Use the Divi Builder…

to design your pop-up!

Donec rutrum congue leo eget malesuada. Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Proin eget tortor risus.