Muitas pessoas sonham em trabalhar por conta própria, serem donas do set tempo, ter a liberdade de aceitar apenas os clientes e projectos que amam.

O que não entendem, porém, é que há uma grande diferença entre construir um negócio e ser trabalhador independente.

Os donos de negócios aumentam os seus rendimentos. Trabalhadores independentes trocam dinheiro por horas.

Os donos de negócios alavancam as capacidades e talentos dos outros. Trabalhadores independentes confiam apenas nas suas próprias capacidades.

Desmotivada com isto? Não estejas. Todos os donos de negócios começaram por ser trabalhadores independentes. Simplesmente não ficaram nesse ponto. E tu não ficarás também. As dicas a seguir vão ajudar-te a construir um negócio sustentável em vez de criares outro trabalho.

Não tentes tudo sozinha

Construir um negócio sustentável exige que alavanques os talentos e tempo dos outros. Apesar de parecer mais eficaz fazeres tudo sozinha – em especial na fase inicial em que se tem mais tempo do que dinheiro – é um caminho para o esgotamento e para stress.

Em vez disso, separa as tuas tarefas pelas que amas e estás particularmente dotada para fazer e aquelas de que não gostas e não tens jeito para fazer. Então, faz um plano sólido para eliminares da tua lista de tarefas aquelas que não são boas para ti. Se achas que não podes pagar para que outros as façam neste momento, começa a delegar aquelas que tendes a adiar mais e que mais necessitas, mesmo que sejam apenas 2 horas por mês.

Não te permitas trabalhar o tempo todo

O problema de trabalhar em casa é que vives no trabalho. E isso significa que não há uma linha clara entre o teu trabalho e a vida pessoal.

Como há sempre trabalho para fazer, é fácil dares contigo a trabalhar em todos os momentos disponíveis – quase sempre em detrimento da família e do descanso.

Podes evitá-lo:

  • Definindo claramente e cumprindo horas de trabalho.
  • Tendo um escritório com uma porta que podes fechar quando acabas o teu dia de trabalho.
  • Agendando tempo para a família e outras actividades de lazer.
  • Reservando tempo para ti mesma.

Férias e Tempo Livre são Importantes

Não cries um negócio que exija que estejas “de serviço” todos os dias. No início podes precisar de estar mais disponível, mas definitivamente deves planear para chegar o dia em que podes não trabalhar por períodos mais longos.

  • Contrata pessoas que podem lidar com os assuntos quando não estás disponível.
  • Implementa ferramentas de automatização como autoresponders e sistemas de autowebinários.
  • Cria sistemas repetíveis para que não estejas sempre a “inventar a roda”.

Mesmo que com isto não possas ausentar-te sem acesso à internet durante semanas, pelo menos iria reduzir a tua carga de trabalho e a obrigação de estar a par de tudo todos os dias.

Parece impossível? Não é. Com alguma antecipação e planeamento, podes criar uma equipa – e os sistemas necessários – para gerires de forma bem-sucedida o teu negócio sem te sentires sobrecarregada e stressada.

Mantém-te ligada!

Would you like to…?

Use the Divi Builder…

to design your pop-up!

Donec rutrum congue leo eget malesuada. Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Proin eget tortor risus.